sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Porque conhecer o Peru é muito mais que conhecer apenas um país!

Boa noite meus estimados leitores! Ou boa "hora do dia que seja" em que você estiver lendo isso =). Com esse finzinho do meu último ano na faculdade, estou vivendo uma expectativa brutal sobre o que vai ser da minha vida ano que vem...  Bom, mas o lado bom é que enquanto espero por resultados de entrevistas, o tempo sobra para escrever outro post! E é um post que considero um dos mais importantes de todo o blog: as três principais regiões do Peru.

Se você leu o primeiro post, talvez ainda lembre que eu disse que a maior parte da cultura do Peru não é andina, embora ela exista e seja forte. Na verdade, o que acontece é que qualquer peruano que você conheça, dificilmente vai ter facilidade para explicar seu país se não falar sobre as três principais regiões: a serra, a selva e a costa.



Antes que você pense que darei agora uma aula de geografia, falando sobre relevo, clima, etc., já vou quebrar a expectativa, e contar que vejo essa divisão como algo muito mais que geográfico. Uma das coisas mais interessantes que aprendi nas vezes que estive no exterior, é que a cultura de um povo tem tudo haver com os recursos de que ele se dispõe. E no Peru, é realmente incrível a diferença de recursos nestes três pontos. Então, acaba sendo surpreendente também para qualquer um que vá ao país buscando pela cultura peruana, encontrar não uma, mas várias culturas peruanas!

Sem exagero: para quem gosta de diversidade, o Peru é uma das melhores opções que conheço. É muito diferente de quando nós falamos de cultura nordestina, cultura do sul e coisas assim, pois o que encontramos nessas três regiões é uma distinção muito maior! Não são apenas pratos diferentes, mas pratos preparados de maneiras diferente, e não são apenas artes diferentes, mas sentimentos diferentes que elas expressam. E o melhor disso tudo, é que o acesso à toda essa diferença por lá é muito fácil!

Bom, falando um pouco mais das regiões então...


Costa:

Costa, para mim, é sinônimo de praia. Então pense como um morador de praia: qual é o jeito mais fácil de conseguir comida? Tirando do mar, claro. A culinária marinha peruana talvez seja a mais reconhecida das culinárias nacionais internacionalmente. É de lá que vem o prato mais tradicional peruano:

Ceviche (Prato para uma pessoa!)

e o drink que representa o país:

Pisco Sour

Devido à tal da Corrente de Humboldt, o Peru possui um mar rico em plâncton. E como dizia meu professor de geografia, plâncton atrai peixinhos, e peixinhos atraem peixões, presenteando o Peru com um farto número de opções para estabelecer sua culinária, opções estas que são muito bem aproveitadas. Vão desde pratos que lembram a culinária japonesa, como o ceviche (que é composto frutos do mar semi-crus), até a jalea, que é um prato de frutos do mar empanados e fritos.

A costa é também a região mais populosa do Peru, onde se encontra uns 60% de toda a população. E como o mar foi a porta de entrada das américas na antiguidade, é onde mais se misturam culturas também. Mas isso não matou culturas típicas, como a dança "Marinera", sempre com seu marcante lenço branco nas mãos, que é típica dessa região:



Por fim (por enquanto), como uma região rica em diversidade biológica, esta é uma região incrível para os amantes da natureza. Existem, até mesmo na capital Lima (que ao contrário do que muitos absurdamente pensam, não fica na altitude, mas na praia, ao nível do mar) passeios muito bonitos para conhecer parte da grande diversidade animal e vegetal da região:

(Passeio nas Ilhas Ballestas, onde se pode ver animais como 
os pinguins de Humboldt, leões marinhos e golfinhos)

Golfinhos em Paracas

Leões Marinhos em Paracas

A costa é, de fato, a região mais desenvolvida e industrializada do país. Algumas das principais cidades dela são:


Além disso, se estamos falando em praia, claro, estamos falando em diversão! Mas isso deixo para outro post, pois ainda temos mais 2 regiões para falar! ; )


Serra:

Para o Peru, se falamos em serra, falamos em Cordilheira dos Andes. Embora não seja a maior região em territórios nem a mais populosa, é a mais conhecida fora do país. Afinal, é a região onde habitavam os povos Incas, além de outras civilizações Pré-Incas (sim, a história do Peru começa muito antes dos Incas!).

Quando falamos em serra, falamos também de altitude. Pensando em recursos, é um lugar onde vivem animais que em geral são grandes e têm mais pelos, além de outras carcterísticas que os ajudem a suportar o frio na altitude. Então por lá, você encontrará animais como:

Ovelhas

Condor

Cuy

E claro, os animais conhecidos como "Camelos Peruanos":

Lhama 
(O mais, e tavez único, conhecido fora do Peru. Tem pêlo alto e até o pescoço)

Alpaca 
(Talvez você conheça. Seu pêlo é muito usado para produção têxtil)

Vicunha 
(Magrela e com pêlo nobre, quase foi caçada até a extinção)


Uma coisa que provavelmente você não sabe sobre a lhama é que ela não é feita para se montar. Ainda assim, já que tem gente que procura por isso, há quem venda passeios de lhama a turistas curiosos. Mas na verdade, ela é usada mesmo é como animal de carga. Em geral, os camelos peruanos são muito utilizados na indústria têxtil, e você pode ter duas certezas: se você já ganhou de presente um gorrinho do Peru (chullo), ele é feito com pelo de Alpaca. E se você ganhar algo feito com pelo de vicunha, com certeza custou muito caro, já que seu pêlo produz materias de qualidade muito alta, e por isso o animal foi já foi caçado até beirar a extinção, e hoje tem sua caça controlada.

Bom, a culinária da serra, portanto, é baseada nesses animais. Como já disse, cultura é uma questão de recursos. Então o que mais se come por aí são as carnes, como de cordeiro.

E, morra de dó, mas é algo extremamente nobre comer carne de...


E mais uma vez relacionando recursos à cultura, as civilizações que habitavam estas áreas, como os Incas, tinham como deuses as montanhas e vulcões (sendo que alguns desses vulcões ainda ativos). Algumas cidades, como Arequipa, foram construídas com pedras originadas do resfriamento de lava, o que caracteriza essas cidades como cidades brancas (pela cor dessas pedras).

E se falamos de música, é de lá que se originou a música andina, que é esse tipo de música que sempre se coloca em vídeos sobro o Peru. Mas lembre-se: é uma música folclórica, e não o que se escuta nos rádios e baladas todos os dias...

(Huaylas, dança onde um jovem corteja uma mulher, baseado em movimentos do chihuaco, uma ave local)

Em poucas palavras: é onde está Macchu Picchu, é onde se pode encontrar neve, é onde está o lago Titicaca, é onde nasce o Rio Amazonas, é onde viveu uma das civilizações mais avançadas da antiguidade, e é onde se encontra o maior suporte e investimento turístico do país.

Algumas das maiores cidades desta região são:


Selva:

Quando falamos em selva, falamos em floresta. Especialmente floresta amazônica. Lembre-se que Amazônia não termina na fronteira do Brasil, mas vai embora para a Colômbia, Peru, Venezuela, entre outros! Bom, e então o que temos aqui é a parte que corresponde ao Peru.

Igual acontece no Brasil, a selva é a maior parte do país em território, com 60% do total. Agora, o que não temos aqui é uma selva relativamente perto das capitais, e isso faz toda a diferença! Isso faz com que uma viagem de férias na selva seja bem mais viável, além de que o contato com esta cultura lá é bem maior!

A diversidade natural da região da selva, claro, é quase infinita. Daria para escrever um livro falando das diferentes espécies que existem por lá, fora as que não foram descobertas ou estudadas. Mas como muitas delas já são conhecidas nossas, como onça, bicho-preguiça e vitória-régia, destacarei só algumas:


Tucanos... diferentes!


"Gallito de Roca", animal utilizado em muitas situações como símbolo do Peru

Os peruanos em geral gostam muito de viajar para a selva, por seu povo receptivo, alta diversidade e clima agradável. Muito agradável por sinal, ao misturar o calor equatoriano com a sombra das árvoes e umidade das chuvas diárias.

Uma tarde em Iquitos...


E já que tudo depende dos recursos, temos nas comidas típicas temos geralmente carnes de galinha, que são animais fáceis de se criar por lá, além de muitos pratos feitos com banana, incluido com a casca dela:

Juane

Mas o tchãn mesmo das comidas de lá são os tempeiros locais, que dão um gosto único à esses pratos. Alguns deles são:

Cocona, um tipo de tomate local

Aji Charapita, uma pimenta típica

A vida nessa região é mais rudimentar, porém ainda não tanto quanto se imagina, por estar geograficamente mais perto da civilização que o resto da Amazônia em geral. As culturas inevitavelmente são mais parecidas com a dos índios que conhecemos, que tem como deuses a natureza e seus elementos. Em alguns lugares, se come até Suri (um tipo de larva de palmito) e Siqui Sapa (tipo de formiga), embora seja um pouco repudiante mesmo para os peruanos que não são da região. Mas quem visitar a região algum dia e tiver curiosidade, facilmente os encontrará para experimentar!

Para terminar, um pouco de dança típica da região da selva:



E as principais cidades:




(Bom, vou colocar abaixo novamente a foto das regiões, só para você não esquecer... =) )



Uma coisa que eu gostei muito no Peru é a facilidade de acesso que se tem à essas culturas tão distintas. Enquanto eu estava em Lima (costa), com apenas um trem (e um dia de viagem), já podia chegar à Huancayo (montanhas), e para chegar a Iquitos (selva), também é uma viagem relativamente curta e barata. Para que se entenda o que penso: embora o Brasil também tenha uma grande diversidade, eu descarto, por exemplo, a possibilidade de viajar até a Amazônia. Já no Peru, que a diversidade é condensada em um país não tão grande como o nosso, eu com certeza iria conhecer a Amazônia se tivesse tido mais tempo.

Bom, eu sei que o post ficou bem longo. Aliás, até pretendo começar a fazer posts mais curtos e com mais frequência. Mas, como eu disse, este é um post importante, pois através dele fica muito mais fácil entender melhor a cultura do Peru, e tudo que vou falar daqui pra frente. Você notará que, sem que eu diga, muitas coisas você associará automaticamente um assunto à  sua região. Mas o mais interessante disso tudo é quebrar mesmo o conceito que o Peru é um país em que todos vivem nas montanhas e tudo acontece lá, mas sem perder essa noção de que a região andina também é importante.


Acredite, apesar de ser um post grande, faltou muita coisa para falar de todas as regiões. Mas farei ainda posts exclusivos sobre cada uma delas! Também devo agregar que essas culturas anteriores são mais relacionadas às regiões geográficas e às raízes da civilização nativa, mas ainda existem outras relacionadas à colonização e imigração que falarei em outros posts. É como eu sempre digo: quanto mais você conhece o Peru, mais você nota o quanto falta você conhecer, e mais te dá vontade de conhecer o que falta!


¡Y que viva el Perú, carajo!

8 comentários:

  1. Sólo mencionar que el gallito de las rocas es el ave nacional del Perú, y que actualmente hay una clasificación mas detallada de las regiones del Perú, dada por Javier Pulgar Vidal: http://es.wikipedia.org/wiki/Las_ocho_regiones_naturales_del_Perú

    Muy bien!

    ResponderExcluir
  2. Com certeza, com suas dezenas de microclimas, e presença de quase todos os tipos de relevo existentes no planeta, o Peru certamente pode ser dividido de várias outras maneiras. Porém, falo da "Costa, Serra e Selva" por ser a mais tradicional e mais utilizada, além de ser a de mais fácil compreensão.
    Obrigado por estar sempre comentando, Maycol! Isso me motiva ainda mais a escrever o blog! =) Abraço

    ResponderExcluir
  3. Com certeza!!!!!!!! Esse país é maravilhoso,não só o país como as pessoas de lá, também. AMO O PERU, CARAJO!!!!!!

    ResponderExcluir
  4. Sim Ana, bem lembrado! As pessoas de lá também são incríveis, e estou pensando em algumas coisas interessantes para falar especialmente das pessoas! =) Valeu!

    ResponderExcluir
  5. Muito bom seu blog !!
    Abraço,
    Leorj - Editor Mochileiros.com

    ResponderExcluir
  6. Muy bueno, te felicito Palomito, de veras que sí! Buen trabajo!

    Martín

    ResponderExcluir
  7. desejo conhecer o peru através do evangelho e lançar musicas gospel.

    ResponderExcluir
  8. Eu tenho certeza que vou amar também essa nação, sou evangélico e tenho desejo de ir até ai .

    ResponderExcluir

E aí, não é um bom motivo para gostar desse país? Comente!