quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Porque lá existem maiores que os maiores.

Olá novamente, singulares leitores! É de numa noite de aniversário em São Paulo que lhes escrevo este post! E já que se trata de uma ocasião especial, falarei hoje sobre algo grande...

Sim, grande! Digo, comercialmente grande, como:





O que isso tem haver com o Peru? Bom, um ponto é que são marcas que existem no Peru também, como você já deve imaginado. Tanto essas como outras famosas redes multinacionais, por exemplo Starbucks, Burger King, Chili's, Papa Johns, KFC, Dominos, Pizza Hut, T.G.I. Frydays, e por aí vai... Na verdade, uma coisa que surpreende qualquer brasilero mediano ao chegar lá é isso: o alto grau de internacionalização e modernidade, e como consequência, a presença de grandes marcas, algumas que por sinal não encontramos no Brasil.

Nesse ponto, é provável que se pergunte "Mas então, a cultura local de lá já foi suprimida?". E a resposta é: Absolutamente não. Mas falarei dessa coexisência entre moderno e tradicional em outro post, pois estou aqui agora para falar de três fenômenos, que se chamam "Bembos", "Inka Cola" e "AlaCena".



Primeiramente, Bembos.  O Bembos é uma rede de fast-food peruana, incrivelmente moderna e bem frequentada. E dentro do Peru, vende mais que qualquer outra rede, o que inclui McDonald's e Burger King. E se você acha que é por algum diferencial de preço, se engana: os lanches do Bembos São mais caros!
(Sendo "S. /" a representação da moeda local, "Nuevo Sol")


(Ou seja, preço do Big Mac: S./ 8.39)

Então, qual o diferencial? Eu diria que o gosto. Alguns dos ingredientes que utilizam para preparar os hambúrgueres são ingredientes que se encontra apenas no país, o que confere a seus lanches um gosto diferenciado e nacional! Se são melhores mesmo que os Mc's por aí, depende do quanto você gosta desses ingredientes locais... Então para mim, é claro, são melhores! =)

(Acreditem, o ambiente é muito moderno! Aliás, a foto das pessoas do primeiro post do blog é em um Bembos)





Agora, a famosa Inca Kola... se você conhece alguém que já foi para o Peru, com certeza já ouviu falar dela. É um refrigerante estranho à primeira vista, com uma aparência um pouco suspeita... 


Mas por trás dessa aparência de você sabe o que, existe uma bebida que durante décadas vem incomodando a Coca-Cola. E sim, é mesmo um refrigerante saboroso! E sua fama também vem de algo cultural.

Em um cinema, não vai ser tão comum encontrar alguém tomando algo diferente de Coca. Mas mas se for um restaurante de comida típica do país, aí nenhum refrigerante que não seja nacional tem vez nos pedidos. E a Inca Kola, com seu gosto parecido com guaranás do tipo "Itubaína", definitivamente domina esse mercado. Restou então ao "The Coca Cola Company" fazer ofertas apelativas para comprar a marca, que ainda resistiu por um tempo, mas acabou com 50% da empresa vendida.






Por último, mas não menos interessante, vem o caso da AlaCena. Quando estive nos Estados Unidos, achei curioso o logo "The Real Mayonnaise", que antes ingenuamente pensava que era um marketing apenas no Brasil.


Mas no Peru, não foi algo que encontrei. Não o logo, mas a marca toda mesmo! Tá, em algum lugar aqui ou ali eu acabei vendo o produto da Unilever sim, mas o fato é que não se pode comparar a venda da Helmann's com a da AlaCena no Peru. E essa eu digo sem medo: AlaCena ganha pelo sabor.

Na verdade, ela vem de uma receita caseira, que já vencia qualquer concorrência antes de ter virado marca. Ainda hoje, para as classes mais pobres, a receita caseira é muito utilizada. Mas quem pode comprar maionese industrializada, muito provavelmente vai comprar AlaCena. E além de estar presente em 3 de cada 5 lares, essa é a maionese que você encontrará nos sachês do KFC, Burger King, e obviamente: Bembos!

(Notem o "receta casera" que é utilizado na embalagem, característica amplamente explorada para seu marketing)



Por fim, fica a dica: se você quiser compreender como no Peru os maiores do mundo não conseguiram ser os maiores da nação, experimente um dia jantar em um Bembos, acompanhado de uma Inka Cola, muita AlaCena e todas as salsas de Aji!

(Quer saber que diabos são "Salsas de Aji"?? Fica o mistério, acompanhe os próximos posts e descobrirá. E não vale procurar no Google!)

E aos "grandes"... resta tentarem adaptar-se ao mercado local! (Para não dizer "plagiar".)


¡Y que viva el Perú, carajo!

5 comentários:

  1. Se vc gostou do aji, imagino que tem comido muito do aju huacatay, que é aquele que é servido junto ao pollo a la brasa...porém, é um dos menos ardidos. Alacena é show de bola! Nem vou falar do bembos.

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  2. Gostar é pouco, eu adoro aji! Mas vai de gosto, pois eu gosto sim do aji Huacatay, só que para mim nada supera o aji Amarillo, que tem um sabor muito singular e é picante na dose certa! (Quando bem preparado...)

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  3. Aji amarillo para muchas cosas...mismo algunas que no imaginas que llevan ají amarillo, lo tienen escondido ;-). Não tem mais posts?

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  4. É verdade, comecei a perceber isso quando descobri que até causa rellena tinha aji amarillo! Acredito até que esse aji seja um dos segredos do Bembos! hehe

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  5. Gastronomia peruana simplemente La Mejor.

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E aí, não é um bom motivo para gostar desse país? Comente!